Aprendendo a desenvolver a auto-estima...
Às vezes, passamos a vida toda buscando o amor, o conto de fadas, e acabamos esquecendo-se de observar o que é esse amor, buscar entendê-lo. Como construir um casamento sólido? O que devemos refletir sobre esse aspecto? O esquema da casa acima, mais as explicações abaixo, poderão auxiliá-lo a desenvolver seu raciocínio a respeito desse amor.
Observando a casa acima, podemos concluir que a base de tudo está na ALIMENTAÇÃO, na ingestão diária da ÁGUA e na manutenção do LAR (moradia) harmônico.
Precisamos aprender a nos organizar em relação à alimentação. O alimento no lar deve ser bem dividido durante o mês todo. Essa disciplina é fundamental para nosso desenvolvimento. Não adianta nada comer bem nos primeiros dias do mês e super mal ao final, por economia financeira. Precisa haver equilíbrio na hora da compra do mês. Saber se organizar para que a mistura dure o mês todo e não venha a faltar ao final.
Devemos acordar cedo e nos alimentar bem com tranqüilidade e equilíbrio. Não se deve esperar pela hora do almoço, para se alimentar. O café da manhã é fundamental, após uma noite de sono. O Plano Espiritual nos ensina a prestar atenção em tudo que comemos. Desde a qualidade dos alimentos, até a quantidade ingerida diariamente. Permita-se observar seus hábitos, sem julgamentos, para poder ter a tranqüilidade de corrigir os excessos ou insuficiências nas ingestões diárias. Aprenda a contar o que se come e o quanto se come. Isso irá trabalhar sua ansiedade. Pois nas mudanças radicais geralmente não conseguimos manter por muito tempo. Mas a observação vai trazendo a tranqüilidade para tomarmos atitudes mais conscientes e consistentes.
A ingestão da água é fundamental também. Esta ingestão deve ser conscientizada. Não se deve tomar água só quando se está com sede. Mais durante o dia todo.
No nosso lar, devemos aprender a desentulhar. Ter cada coisa em seu lugar. Não entulhe coisas que não use mais. Desfaça-se delas. Pois caso contrário, você se perde em desarmonia. Jesus nos ensinou: “Se tiver três túnicas, doe duas delas”. Lógico, que ainda não temos tamanho desprendimento. Mas devemos treinar sim, em nossas condições. Se você começa a acumular coisas sem fazer uso delas, é porque não consegue dividir. Imagina você casado, com essas atitudes de desorganização. Você pode vir a ocupar todo o armário deixando quase nada para sua esposa (o), dando espaço para as primeiras discussões. Fruto da sua indisciplina.
Em um segundo momento, devemos prestar atenção na SEGURANÇA e PROTEÇÃO.
O que transmitimos ou vamos transmitir para a família que constituímos ou vamos constituir no casamento? Devemos refletir sobre isso.
Como eu gero segurança para minha família? A segurança que o Plano Espiritual nos ensina, diz respeito ao grau de confiança que as pessoas depositam em nós. Se você transmite segurança para as pessoas, com sua transparência e atitudes no bem, automaticamente elas confiam em você e isso gera uma harmonia e bem estar no lar.
Tem pessoas dentro da nossa casa, que tem de ser as últimas, a saber, das coisas, porque falam demais. Não sabem ter uma boa palavra e fazem julgamentos a todo instante. Será que temos sido estas pessoas? Devemos refletir sobre nossas atitudes. Ou será que sempre nos procuram para uma boa orientação? Se assim for, continue, pois você está no caminho certo, de construção da confiança em seu lar.
Na educação dos nossos filhos, devemos procurar conversar sobre todos os assuntos, sempre os considerando em suas individualidades. Pois cada filho é diferente do outro, e devemos respeitar isso. Jamais, devemos fazer comparações entre um filho e o outro. Pois se estamos agindo assim, para educá-los, isso pode levar a uma disputa dentro do lar, uma competição desnecessária que irá gerar a desarmonia novamente. Devemos sempre evitar o pessimismo no lar. Evitar dizer: “Isso não vai dar certo”; “Ih...já vi essa história”. Se você por acaso perceber que alguém está no erro, entre em prece, porque somente com sua boa atitude é que as coisas poderão se harmonizar. Não suas palavras pessimistas.
Cuidado com a fofoca! Devemos prestar atenção nas nossas palavras. Porque “quem comenta um conto, aumenta um ponto”. E aquilo que falamos de mal, gera desarmonia no ambiente.
Para tudo dentro dessa SEGURANÇA, precisamos ter RACIOCÍNIO. Raciocinando sobre minhas atitudes nos harmonizamos e harmonizamos o nosso lar, as pessoas que estão a nossa volta. Outro ponto, para saber se estamos construindo essa SEGURANÇA, é prestar atenção em como estamos vivendo. Se perguntar: “Eu gero bem estar para as pessoas que estão a minha volta?”. “Minhas palavras tem gerado a construção ou a destruição?”. Se aprendermos a dizer: CONFIA QUE AS COISAS IRÃO DAR CERTO, ou seja, sou otimista, o que será que a vida trará para mim? Lógico que iremos atrair a CONFIANÇA. Então, que tal começarmos agora a agir assim?
Dentro do nosso lar, devemos estar atentos as pessoas que estamos levando para dentro de casa. São pessoas positivas ou negativas?
As minhas atitudes – ou seja, aquilo que eu faço – tira a paz de alguém?
Outra questão a refletir é sobre a dívida. “Não dê um passo maior que a perna”. A dívida gera desarmonia. Reveja seus gastos. Eles são realmente necessários?
Meu comportamento está sendo duvidoso? A dúvida gera ciúmes, desespero, desavenças. Todo mundo sai do trabalho às 18h e você sempre chega a casa às 22h, por exemplo. O que essa situação irá causar? Lógico, que irá causar a dúvida, para que está no lar ti esperando. Lembre dessas pessoas que estão ti esperando. Uma vez ou outra, e não sempre, faça seus Happy Hours, mas sempre se lembre de avisar aqueles que convivem com você. Saia do trabalho e vá para sua casa. Não crie o ciúme.
Quem deseja casar-se deverá lembrar que você pode sim ter uma ajudante para as tarefas do lar (lavar, passar, cozinhar), mas lembrando sempre que a responsabilidade por essas tarefas é sua.
Percebeu quantas coisas devemos trabalhar diariamente – enfrentar - antes de se chegar ao AMOR, de fato? Perceba que não dá mais para acreditar no conto de fadas de que o amor supera todas as coisas. Sim, o amor supera desde que saibamos lidar com essas outras tantas situações que surgem diariamente – as famosas adversidades da vida – que devemos trabalhar com bastante tranqüilidade e raciocínio.
Conforme o desenho da nossa casa, outro item importante a observar é o PERTENCIMENTO. Ou seja, no campo profissional, por exemplo, é importante termos a sensação de pertencer naquele local. E esse PERTENCIMENTO deve ser trabalhado no próprio relacionamento que temos com as pessoas. Se você relacionar-se bem com as pessoas de seu trabalho, essa idéia virá automaticamente. A vida profissional traz o bem estar para o lar, para depois pensarmos no AMOR. Caso contrário, esse AMOR vira cobrança, pela minha falta de responsabilidade.
Caso você não teve condições de estudar e desenvolver uma profissão busque sempre alternativas para seu sustento. Isso irá ajudar a desenvolver sua humildade também.
Se desenvolvermos bem, todas as situações comentadas acima; vamos aprender a TER LIMITES. Vamos parar de culpar os outros pelos nossos desregramentos.
Vamos aprender a desenvolver o PERDÃO no lar.
Com regramentos – LIMITES – vamos gerar para nós mesmos a SATISFAÇÃO do dever bem cumprido e isso automaticamente gera para mim a AUTO- ESTIMA! Pois eu sei o que eu faço; como eu faço e aquilo que eu posso. E poder dizer: “Eu sou capaz dentro daquilo que eu posso”, é ter AUTO-ESTIMA.
Se eu sou alguém de bem com a vida – ou seja, tenho AUTO-ESTIMA, isso irá gerar minha AUTO-REALIZAÇÃO. E nada vai dar errado em minha vida. Porque tudo depende de mim.
Se você tem AUTO-ESTIMA e AUTO-REALIZAÇÃO, você pode aprender a desenvolver COMO AMAR. Veja os itens abaixo:
a) Dentro da minha casa, preciso tratar todos da mesma forma, com carinho, independente da condição da pessoa;
b) Apreciar o ponto forte de cada um, ou seja, o lado bom de cada um. Aprender a elogiar sempre;
c) Sempre incentivar os que estão a nossa volta a ser bom; útil. Saber falar com as pessoas.
O AMOR, tem 4 aspectos fundamentais:
1) LEALDADE: Ser leal para com todos os membros de minha casa. Nós escrevemos nosso destino a partir de nossas atitudes de lealdade, por exemplo. Quem é bom dentro de casa, é bom em qualquer lugar. Somos seres únicos.
2) TRABALHO EM EQUIPE: Quem trabalha em equipe dentro de casa, trabalha em qualquer lugar. Saber dividir as tarefas do lar: lavar louça, arrumar a casa. Dividir tarefa não é ser neurótico. É saber falar, delegar, e organizar juntos. Exemplo: Vamos lavar a louça hoje, juntos?
3) RESPEITO: Devemos tratar as pessoas como? Devemos tratar todas as pessoas como Importantes. Tratar o ex-namorado(a), ex-esposo(a), ex-chefe, os que convivem comigo atualmente etc., como se ele fosse a pessoa mais importante do mundo, independente dos defeitos dele(a). Tratar com honra, com extrema importância. Pois se no nosso trabalho, quando não gostamos de alguém e ainda assim, temos que tratar muito bem, porque dentro da nossa vida particular agiremos diferente? O respeito também faz com que aprendamos a amadurecer as idéias juntos, se certas ou erradas, para que juntos, cheguemos a um consentimento bom, para ambas as partes. Se você aprende a desenvolver esse hábito, não terá grandes discussões nos relacionamentos a dois ou com as demais pessoas a sua volta.
4) INDIVIDULALIDADE: Saber respeitar a individualidade de cada um, pois somos seres únicos. No lar, não dizer para o outro: “Nossa...por que você corta seu cabelo assim?” , “Detesto esse seu perfume” , “Por que você comprou essa roupa?” , “Credo, não gosto de arroz integral”. Guarde para você as suas opiniões. Respeite os gostos do outro. Suas palavras ofendem e desarmonizam.
A respeito da INDIVIDUALIDADE, essa é uma boa medida para desenvolvermos nossa ABNEGAÇÃO. Vamos supor que o marido goste de carne vermelha, o filho de carne branca e o outro não come carne. Se não tiver comida que todos gostem, paciência; terão que comer o que tem. Porém, se quiser treinar sua abnegação, se puder fazer tipos diferentes de comida para cada um, o faça. Você será a maior beneficiada (o), por respeitar a individualidade de cada um, e eles aprenderão a respeitá-la pelo seu esforço. Quem sabe as coisas não mudem?
Será que temos carinho ao oferecer comida aos nossos filhos? Ou dizemos: “A comida ta pronta, quem quiser que se vire. Pegue no fogão, esquente no microondas”....
Pare de fazer comentários sobre todas as reportagens da TV, sem se importar com a cultura de cada um, pois essa conduta é inadequada.
A HONESTIDADE é a verdadeira LUZ DA NOSSA CASA!!!
Se não somos honestos, as bênçãos do céu não adentram nossa vida, nosso lar. Nosso lar vira uma espécie de guarda-chuva, que não permite receber as energias boas.
E lembremos que a base da nossa HONESTIDADE é a CONFIANÇA. “SE CONFIARMOS UM NO OUTRO, TUDO VAI FLUIR”. AQUILO QUE NÃO É CONFIÁVEL, NÃO SERVE PARA NÓS.
POR FIM, lembremos de:
- Não abandone o barco nunca!!! Honre seus compromissos. E quando for preciso dissolver o que de fato já está dissolvido, como por exemplo, um casamento, o faça na TRANSPARÊNCIA, com clareza.
- Não entre na vida de ninguém. Não queria socorrer ninguém. Entre em prece pela pessoa, mas não queira resolver o problema por ela;
- Quando o casal se conhece e resolve namorar, casar, eles fazem essas escolhas entre eles. Logo, no momento da separação, essa escolha também deve ficar entre eles, sem que familiares sejam envolvidos. Saber agir assim é ter amadurecimento.
Lembre-se: PARA TUDO NA VIDA EXISTE UMA SOLUÇÃO!!! ENTRE EM PRECE NAS DECISÕES. PORQUE ESSA SUA DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO É QUEM DITARÁ SEU COMPROMETIMENTO PARA COM A VIDA!!! A NOSSA DESORGANIZAÇÃO NO LAR É QUE TORNA VOCÊ SEU PRÓPRIO ADVERSÁRIO!!!
Texto desenvolvido utilizando-se as seguintes Fontes Bibliográficas:
- HUNTER, James C. Livro: O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança.
- SCHUBERT, Suely Caldas. Livro: Mediunidade – Caminho para ser feliz.
0 comentários:
Postar um comentário