Eis o lema do bom servidor
Trabalhar, trabalhar, trabalhar
Se houver empecilho ou barreira
Ele sabe como há de afastar
O perigo ele enfrenta sem medo
Sendo manso e valente e ousado
Caminhando sereno ele marcha
Para vitória, do fim colimado
Sempre dócil a voz do comando
Não pergunta pra onde é mandado
E cumprindo com o seu dever, ele é simplesmente soldado
Servidor é o soldado do Cristo
O que marcha com fé e com ardor
Trabalhar é a sua divisa
Eis o lema do bom servidor.
Trabalhar, fazer silêncio, ser compreensivo, ter paciência...
Entendo a profundeza deste Hino do bom servidor.
A interpretação da palavra de Jesus é muito complexa, pois cada um entende a sua maneira e de acordo com seu grau de evolução.
Uma pessoa agressiva, não compreensiva, não consegue se agrupar e não tem qualidade de vida. Logo, a mediunidade vem para nos ensinar a andar no meio, a não ser nem 8, nem 80, mas sim 40. Aprender a ser doce e compreensivo. Não devemos radicalizar aquilo que já aprendemos. Não devemos impor a alguém o que levamos anos para aprender. Temos que compreender que o irmão que está no mal, apenas está sem conhecimento do bem. Emmanuel já dizia que ser espírita é ser cristão. Espiritismo sem Jesus ou mediunidade sem Jesus, é comédia. Mediunidade foi feita para aprendermos a desenvolver nosso raciocínio, para sabermos compreender.
O médium só ajuda as pessoas a desenvolverem a consciência, pelo contato que tem com os espíritos, mas ele próprio também está se desenvolvendo e buscando mudar de atitudes. E erra muitas vezes, tentando ajudar.
Os espíritos, através do contato mediúnico, trazem as idéias para nos ajudarem a entender a palavra de Jesus que ainda nos é de difícil entendimento.
O primeiro laboratório difícil que temos que enfrentar é nossa própria família. Nem sempre pensamos e agimos em sintonia. E desde cedo, temos que aprender a lidar com as adversidades e diversidades. E é na família que estão os primeiros passos da nossa evolução. A finalidade da reencarnação é aprendermos a compreender, ao invés de querermos ser compreendidos, sejam por nossos pais, amigos etc. Podemos falhar, mas temos que estar atentos para essas falhas e aptos a querer mudá-las.
Espiritismo também é acreditar que existe vida além da morte. Ter a consciência de que há uma vida além desta agora. E por isso, é nosso dever nos transformar aqui na Terra, em seres melhores.
Jesus nos disse que OU servimos a Deus ou a Mamon. Isso significa que devemos aprender a nos posicionar no bem, com convicção. Assim como não dá para uma mulher ser “meio grávida”, por exemplo, ou ela está grávida ou não está, devemos ser nós seres humanos. Ou somos boas pessoas ou não somos.
Quando algo nos convém, nós aceitamos, mas na dificuldade ainda questionamos a Deus. Por isso, as coisas não fluem em nossas vidas.
Nas dificuldades, devemos nos unir a Deus, aprender a ser humildes para conquistar aquilo que queremos e não questioná-Lo.
Ser dócil, não é fazer teatro. É você saber se posicionar, compreender o erro das pessoas. Não entrar em discussão, mas em prece para ter sabedoria em como resolver.
“Querer é poder”, desde que haja uma condição de humildade e redimissão.
A verdade tem de ser dita. Mas você deve entrar em prece, antes de fazê-lo. Pergunte a Deus se pode dizer aquilo que pretende. Se coloque no lugar daquele que estará ti ouvindo.
Ainda queremos que a força resolva, e perdemos.....
A força está na sabedoria, na compreensão. Quem compreende, não sofre.
Julgamos a todo instante e queremos ser felizes. Esquecemos da condição de felicidade que Jesus nos ensinou “Não julgues, para não ser julgado”.
Tome atitudes no bem, para depois dar seu testemunho da conquista que você tanto almeja.
Aprendamos a ter resignação dentro da nossa família. O difícil vai continuar difícil. O mal continuará sendo mal se ele (a) não querer mudar Logo, devemos ter sabedoria, usar raciocínio para não entrar nessa mesma vibração pelo nosso orgulho. Não seja duro para que a vida não seja dura para contigo.
A vida passa rápida. Os 90 anos de vida chegam rápido. E o que você pretende levar a Deus? O que você contará sobre sua existência na Terra? Que só brigou, reclamou e não perdoou?
Ninguém quer ser ruim. Mas devemos ter a humildade em reconhecer que ainda temos ervas daninhas dentro de nós. E pela impulsividade, colocamos isso à tona. Por isso, a serenidade deverá ser treinada pelo aprimoramento do nosso serviço, no bem, na caridade.
Para você se manter no emprego, você precisa ter educação, aprender a se calar, saber negociar, saber engolir. E você tem que entrar em prece, para saber o que falar, com quem falar e como falar.
Se eu preciso trabalhar para manter família, pagar as contas, preciso aprender a me adaptar naquele serviço, lugar, certo? Temos que saber que nem todos daquele grupo têm a mesma condição de entender as informações que você tem. Por isso, temos que entrar em prece, para poder saber como transmitir nossas idéias.
Na nossa família, também acontece isso. Após aprendermos as informações novas, temos que saber como iremos transmiti-las, com quem falar e quando. E lembremos que a melhor forma de transmitir algo, é pela nossa atitude, silencio e prece.
Às vezes damos uma palavra invertida dentro do nosso lar e esquecemos que a família deve ser nosso eixo. E Jesus disse: “Agradece teu pai e tua mãe”, independente da condição que eles têm, porque Ele também nos ensina: “Deixai os mortos julgarem os mortos.” Ou seja, Ele não precisa da nossa opinião para dar a sentença da lei de causa e efeito.
Às vezes, você conta algo em casa, e vira uma rebelião, porque nem sempre aquilo que você está contando, as pessoas estão aptas a ouvirem ou lhe ajudarem. Logo, conte seus problemas a Deus, pedindo auxilio a Ele para resolver suas dificuldades.
Diante da prece, aprendamos a não valorizar o mal; logo este não cresce a nossa frente e o desafio se torna pequeno.
“Não caia em tentação”, não significa simplesmente “não pular a cerca com o vizinho”, mas aprender a não entrar na tentação de falar mal, de ser áspero, de falar “pouca e boas” para alguém.
“Ser manso e valente e ousado” significa que o manso, primeiro irá observar avaliar as situações, raciocinar, para depois falar. E isso é ser valente, não brigar, mas saber negociar.
A pessoa que está gritando, não quer diálogo. Por que, então, você entrará na discussão com ela?
Não mude sua rota por ninguém. Continue caminhando no bem, independente dos desafios. Com esse tipo de conduta, chegamos a nossa vitória, as nossas conquistas, aquilo que está marcado para nós.
Será que nós temos a condição de entender a Deus? Ainda não... Ainda não entendemos os propósitos Dele em nossas vidas. Portanto, trabalhemos na nossa condição, a fim de almejar a conquista que Ele preparou para nós.
Nas atitudes mais corriqueiras da vida, perdemos a oportunidade de aceitar o novo; as novas informações e partimos ao erro do ser áspero, dizendo palavras como “detesto”, “odeio”. Aprendamos a ser neutros, dizendo “quem sabe um dia irei gostar”.
“Ser dócil a voz do comando” significa aprender a ser dócil para com aquele que está no comando. Ao invés de julgar seu chefe como incompetente, lembre-se que ele está no comando, logo você deve respeitar as hierarquias. Saiba se conter e respeitar. Aprenda a se relacionar com ele.
A sabedoria consiste em saber trocar as idéias, compartilhá-las. Saber negociar, falar, para não perder.
As provas na nossa vida nos ensinam a lidar com o inesperado. Não questione a Deus o porquê daquela situação. Entra em prece, pede auxílio dos anjos para ter aceitação. E resolve no bem, não no mal (= questionamentos e lamúrias improdutivas).
“Servidor é soldado do Cristo” é saber mudar nossa condição radical, para seguir o modelo de Jesus e daí ser soldado.
Ainda acreditamos no conto da cinderela. De que algo vai acontecer e mudar nossas vidas. Não vai acontecer nada. Apenas você é quem navega sua nave, chamada vida. Sua perseverança e conduta no bem é que é capaz de ti dar qualidade de vida, que significa dormir bem, acordar bem e passar o dia bem;
Ser simpático é ter cordialidade com as pessoas e não sair contando sua vida. Pois nós é que temos que resolver nossas questões.
Nossos amigos devem ser dosados como o sal. Saber colocar o tempero certo nas nossas amizades é primordial. Muito sal estraga e pouco sal também faz falta. O equilíbrio é necessário.
Aquilo que você profetiza para os outros é o que acontece em sua vida. Tome cuidado, pois com os conselhos que você passa as pessoas.
Aquele que está na ira, é o estopim para você cair em tentação. Corra disso....
Aprenda a silenciar, porque a pessoa cansará de brigar sozinha. O seu silêncio cercará o limite dela. Confia em Deus, em suas leis cósmicas.
Palestra ministrada no Espaço Consciência e Luz, através do espírito de luz da guiadora, Irmã Maria Angelina, no dia 28 de janeiro de 2010.
0 comentários:
Postar um comentário